Powered by Blogger.
RSS

As palavras exercem poder em sua vida?






Cíntia demorou mais tempo do que as outras crianças da mesma idade para falar. Alguns familiares chegaram a cogitar que fosse muda, que tivesse língua presa... Sua tia avó recolheu gotas da primeira chuva do mês de janeiro, colocou-as em uma casca de ovo e deu para a pobrezinha beber, e nada. Esta simpatia não deu muito certo.

Não sei quando a mesma começou a falar, mas o que consta é que quando começou a tagarelar, não parou mais.

Cíntia,  garota esperta , alegre,  crescia e tagarelava.

Uma vez, lá ainda na  adolescência, recebeu um bilhete de um namorado que dizia assim: cinzeiro ambulante, você não acha que já está crescidinha para ficar de blá, blá, blá , blu, blu, blu...? Não entendeu nada ou melhor só a parte do cinzeiro... Resolveu  encarar e perguntar o que significava blá, blá etc... Ficou surpresa ao saber que atropelava as palavras, que muitas vezes ficava ruim mesmo acompanhar seu raciocínio. Choque geral na garota.

Cíntia fez reflexões e com ajuda do namorado chegou a conclusão que o que acontecia com ela era muito parecido com aquela brincadeira chamada telefone sem fio.


Sabe qual é? Aquela brincadeira que o 1º da fila cochicha no ouvido da pessoa mais próxima uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante... e o último diz em voz alta o que entendeu, geralmente bem diferente do que o 1º falou.

Só que era um telefone sem fio entre seu pensamento e a verbalização (pensava bem rápido e não conseguia verbalizar com a mesma intensidade).

Com ajuda dos amigos começou a domar, treinar, organizar enfim cuidar de sua comunicação. Hoje é uma conceituada publicitária. 

Você poderá estar se perguntando onde eu estou querendo chegar com todo este meu blá, blá, blá.

Respondendo:

Pensar no que se fala, ao mesmo tempo em que você diz, causa uma confusão enorme para quem tenta escutar você. A comunicação começa em si, mas é processada na mente de outra pessoa.

Outro fator, o  que importa não é apenas o que você diz ou escreve, mas o que a outra entende do que foi dito. Tudo muito simples na teoria. Na prática, porém, a situação pode se complicar muito.  Isso ocorre por conta das experiências ou estados emocionais do ouvinte que pode pintá-la ou não. 

Claudiane


Confira   abaixo o poder que as palavras exercem.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comments:

Gilberto de Almeida said...

Adorei seu texto, Claudiane! É exatamente isso! Ainda não vi os vídeos! Depois de ver, torno a comentar! ;)

Nina Sayeg said...

Claudiane,o primeiro vídeo vem com aquela musica fantastica the wonderful world.Música,imagem,texto impecáveis,o segundo,idem.Apenas o piano manso mostra o mundo,onde os cegos não veem com os ouvidos,pq a tristeza das trevas impedem.O seu texto vem com vertentes múltiplas.Pela ciência,pensar e falar ao mesmo tempo pode interromper a fluidez do fluxo verbalizado,já q nosso cérebro nao consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo.Tenta,mas embola as pernas(os seus axônios,os rabinhos q s assemelham a pernas e ligam neurônio a neurÕnio).Agora,o blablabla m lembrou o q Whitman arremessou,não ao avesso,mas retilíneo:os engenheiros,os médicos,os professores,estes sempre possuem uma função dentro da sociedade.Mas os poetas,ah,estes cuidam da alma...cada um d nós tem um verso,escreve um.Qual será o seu verso na trajetória da vida,o q vc acrescenterá com ele?Sim,as palavras queimam como fogo,marcam,e pensá-las antes de grafitá-las é uma forma saudável d interagir com nosso querido outro eu,o cérebro,e com nossa saúde emocional,afinal,como professam e agem os chiness,antes d falar,é melhor pensar e repensar.Uma crônica assaz e massa,para todos lermos e,antes de verbalizar,digerirmos em pensamentos,depois...

Nina Sayeg said...

Imagens,palavras e música.Os vídeos vêm com 2 músicas fantásticas,a 1ª,que mundo maravilhoso,o 2° com solo d 1 piano manso,onde as palavras são desnecessárias,já q a mudança do cartaz fez o papel da letra d melodia,só a instrumentalização.Ao texto,à crônica.Por onde começar/blablabla,o começo.A nível cerebral uma informação fantástica.O cérebro,por + q s esforce,não consegue realizar 2 tarefas ao mesmo tempo,bem q tenta,embola as pernas(seus axônios,as perninhas q ligam 1 neuronio a outro).Então,falar ao mesmo tempo q pensar quebra a fluidez do raciocínio.Ao mundo holístico,os chineses sempre professam e fazem:pensar antes d falar,faz bem p a alma,p a compreensão exata emissor-receptor e descoficação clara d msg.Para o poeta,e para vcs?Whitman ressaltou o valor das palavras:os médicos,os engenheiros,os professores,todos possuem uma funcionalidade na sociedade,mas os poetas,ah,esses trabalham com os versos,com as palavras...todos nós temos 1 verso a acrescentar as nossas vidas...qual será o seu?Uma crônica,onde o pensar deve ser repensado,depois vem a leitura e após o comentário,como a sabatilha da ciência,dos sábios milenares e d um poeta q vivia a vida por meio das digressões das palavras elaboradas munuciosamente,afinal,todos nós,antes d escrever,temos d pensar,construir e extravasar em símbolos verbalizados o mecanismos fantástico da comunicação.Namastê.

Dulce Morais said...

Sem Estratégia

Quero escolher as palavras
Que te dirão o quanto conta
Cada uma que é dita
Além do sentir que desperta.

Quero escolher uma nota
Que toque música no peito
No acordo de cada vibração
Por cada sílaba pronunciada.

Quero escolher a mensagem
Que te dirá a verdade
Do poder que as palavras exercem
Só o sentir não tem idade.

Adorei esta crônica, Clau!

José María Souza Costa said...

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

Post a Comment

Publicações populares