Powered by Blogger.
RSS

A Aula dos Gestos

Arte: Joe Chicurel
Little Ballerina

A Aula dos Gestos

O gesto é ainda hesitante. O olhar focado em cada pormenor ajuda a mente a realizar a tarefa necessária. Primeiro o lado esquerdo; uma volta, pois outra: um laço. O lado direito, em seguida, e o mesmo ritual repetido. Os dedos de criança já têm sede de saber de cor cada nó, de poder fazer sem olhar cada movimento que leva ao resultado que procura cada dia ao preparar-se para o momento onde tudo se esquece menos a concentração em cada gesto a realizar.

Os acordos do piano já ecoam pela ampla sala e cada aluna dedica os últimos instantes a mirar-se nos vastos espelhos até que a professora pigarreia e dá as instruções que vão criar ordem entre as alunas. Quase sem uma palavra, mostra o exemplo e indica os movimentos que devem desenhar no ar. A harmonia que se respira então no espaço é quase palpável. 

Um Allongé, seguido por um Arabesque e já o ritmo preenche os gestos. A graça dos membros infantis preenche o espaço. Uma mão na barra, a menina concentra-se sem olhar o seu reflexo. Um Plié, seguido por uma Pointe e já nada mais existe além do instante presente. Uma correção do movimento do braço pela mão suave da adulta, uma anuência silenciosa da criança, e a coreografia se constrói, ao mesmo tempo que a mente cresce. 

O sonho inicia-se então, num devaneio só dela conhecido. Já o palco imaginado está sob os seus pés. Já sente a apreensão dos grandes quando a música se inicia. O medo de esquecer um passo junta-se àquele permanente de não saber o suficiente para realizar a atuação que lhe incumbe. E em seguida, já nada sente além das notas. Só o ritmo a preenche e cada gesto tantas vezes repetido produz na plateia como um murmúrio suspenso. Cada um esquece a técnica para preencher o peito e o olhar da elegância da execução da peça. 



Já tudo desvanece; o sonho, a música, a magia. Resta apenas uma menina que preenche o espaço de uma aula de dança com elegância e harmonia. 

Dulce Morais

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comments:

Danka Maia said...

Dulce,amiga para mim foi uma aula de imaginação de olhos abertos, mente fluindo e sua visão que encheu esse dim de dia.
Muitas palavras cabem,mas LINDO foi o que escolhi.
Amei, parabéns!

Isa Lisboa said...

Esse momento em que tudo se desvanece e sobra apenas uma menina a dançar é o melhor de todos! Obrigada por nos mostrares esta aula! Um beijinho

Blog do Óbvio - Manoel said...

Dulce, amiga querida. Você foi passo a passo mesclando a técnica da aula com a emoção do palco. Linda essa postagem. Parabéns pela sua imaginação,
Grande abraço,
Manoel

Claudiane Ferreira de Souza da Silva said...

"Cada um esquece a técnica "
Neste momento tudo é preenchido com uma energia vinda direto d'alma.
Bjs.

Dulce Morais said...

Muito obrigada a todos! Não tenho palavras para expressar a minha gratidão e amizade por cada um de vós :)
Bjos a todos!

Lunna Guedes said...

Fui junto com a personagem em ritmo e movimentos, mas de repente tudo se esvaziou e findou restando apenas o vazio. Adorei.
bacio

Dulce Morais said...

So sonho tem essa particularidade de nos deixar na mente a sede de mais…
Muito obrigada, Lunna!
Bacio!

Post a Comment

Publicações populares